almanaque silva

Ícone

histórias da ilustração portuguesa

Pavia africanista

Pedra de Feitiço, Ferreira da Costa, Editora LEN, 4.ª ed., 1945

Manuel Ribeiro de Pavia (Pavia, 1907–Lisboa, 1957), foi o expoente da ilustração neorrealista portuguesa. Amigo e companheiro de tertúlia nos cafés do Chiado, Pavia foi o capista eleito dos escritores e poetas seus contemporâneos. A lista é impressionante: Alves Redol, Aquilino Ribeiro, Eugénio de Andrade, Fernando Namora, Ferreira de Castro, José Gomes Ferreira, Júlio Graça, Domingos Monteiro, Faure da Rosa. Mais conhecido pelas ilustrações sobre o Alentejo, a sua generosidade estendeu-se a um género literário emergente nos anos quarenta, os romances e relatos de viagens na África colonial portuguesa. Ilustrou Ferreira da Costa, em reedições sucessivas de Na Pista do Marfim e da Morte e Pedra do Feitiço, e várias obras de Castro Soromenho, onde se destacam Noite de Angústia, de 1943, e A Maravilhosa Viagem dos Exploradores Portugueses, obra em fascículos colecionáveis onde assinou também o grafismo.

 Pavia retratou uma África voluptuosa, mágica, inquietante e caricatural. Os corpos de homens e mulheres saturam as ilustrações, mas a nudez é casta, pitoresca, pintada a tinta da china e guache branco sobre papel, imitando a técnica da gravura sobre madeira. Tinha o sonho de criar extensos murais, à semelhança dos seus ídolos mexicanos Rivera e Siqueiros, e acabou por os concretizar em África, onde, de resto, nunca esteve. Dois painéis de azulejos que pintou na fábrica da Viúva Lamego, em Lisboa, decoram um edifício da autoria do arquitecto Francisco Castro Rodrigues, na cidade do Lobito, em Angola. A Pavia não interessavam os estigmas do colonialismo. A sua visão ingénua de África permitiu capas para uma série de sete cadernos editados pela Sociedade de Geografia de Lisboa que ensinavam aos novos colonos, emigrantes da metrópole, as boas práticas colonizadoras.

Fontes

Pavia, Câmara Municipal de Mora, 2007  /  Revista Vértice, n.º 164, Maio 1957  /  Manuel Ribeiro de Pavia, catálogo, Casa de Cultura de Mora, 1996

Homens Sem Caminho, Castro Soromenho, Editorial Inquérito, 1946

A Maravilhosa Viagem dos Exploradores Portugueses, Castro Soromenho, Editora Terra, 1946

Rajada e Outras Histórias, Castro Soromenho, Portugália, 1943

Calenga, Castro Soromenho, Editorial Inquérito, 1945

Terra Quente, Alexandre Cabral, Ed. autor, 1953

Filed under: Manuel Ribeiro de Pavia, , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Visitas

  • 373,396

Posts

%d bloggers like this: