almanaque silva

Ícone

histórias da ilustração portuguesa

Glória ao trabalho

A Epopeia do Trabalho imprimiu-se na Imprensa Belesa, em Lisboa, no ano 26 do século 20, quando a sciência e o progresso iniciavam a libertação da Humanidade. Colofon do livro

A ilustração portuguesa dos anos vinte não evoluía apenas ao ritmo das Jazz-Bands. Outra face da moeda corroía a sociedade portuguesa. A Primeira República não cumpria os ideais da fraternidade, justiça e igualdade, e revolvia-se em crónicas zaragatas parlamentares, sucedendo-se os golpes e os governos. Publicaram-se no jornal anarco-sindicalista A Batalha, em 1925, textos semanais de Ferreira de Castro sobre as profissões de então. Chamava-se a rubrica Epopeia do Trabalho. Lado a lado, sábios e fogueiros, escultores e datilógrafas, escritores e mineiros. Visão epopeica e libertadora do trabalho interclassista, manual e inteletual, eram acompanhados a tinta da china por Roberto Nobre (São Brás de Alportel, 1903-1969). O conjunto foi publicado em livro no ano seguinte, 1926. O operariado e campesinato neo-realistas, com o seu cortejo de miséria e opressão estavam ainda a década e meia de distância.

Roberto Nobre, traço imaturo e anatomia tortuosa, inicia aqui um futuro glorioso como ilustrador de jornais e livros. Ao gosto da prosa, as profissões braçais acentuam o combate titânico do Homem contra a Natureza bruta. As profissões inteletuais e de serviços adoçam-se no traço fino e na placidez dos gestos. Três anos seriam suficientes a Nobre para dominar com virtuosismo a gramática art deco nas deliciosas capas das separatas da revista Civilização. A modelação de volumes e a modulação de cenários gráficos através de um traçado paralelo, artifício recorrente para o claro-escuro da gravura em madeira, haveria de atingir o seu apogeu vinte anos depois nas capas da editora Guimarães para as obras de Zola e Balzac e na ilustração de sumptuosos cenários a preto e ouro em obras do mesmo Ferreira de Castro, como A Volta ao Mundo.

Filed under: Roberto Nobre, ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Visitas

  • 373,446

Posts

%d bloggers like this: