almanaque silva

Ícone

histórias da ilustração portuguesa

Preto Papusse Papão

O Modernismo português, iniciado em 1909 com a primeira geração de Coimbra, chega tarde ao livro ilustrado. É preciso esperar por 1920 e pel’ O Mundo dos meus bonitos (bonitos = brinquedos), que não é um verdadeiro livro para crianças, mas uma melancólica evocação dos tempos perdidos da infância, em poemas inflamados de Augusto Santa Rita. As ilustrações de capa e dos separadores a cor, em originais em papel de lustro (bastante diferentes da versão impressa), revelam um construtivismo inusitado, em corte absoluto com a ilustração Belle Époque de Alonso e com a herança de Bordalo Pinheiro, geometrizando dramaticamente a tipografia e os medos da infância, polvilhados com o racismo típico das élites da época.

Ângelo Cottinelli Telmo (Lisboa, 1897-Cascais, 1948), foi um empreendedor e multifacetado artista, cartunista, ilustrador e banda desenhista, arquiteto de obras públicas do Estado Novo, arquiteto-chefe da Exposição do Mundo Português em 1940, realizador do primeiro filme sonoro, A Canção de Lisboa, em 1933. E também o impulsionador da mais emblemática revista infantil dos anos 20, o ABC-zinho. Na senda de um Quim e Manecas, de Stuart, já tinha criado inovadoras bandas desenhadas, publicadas no ABC em 20 e 21: As aventuras Inacreditáveis (e com razão) do Pirilau que Vendia Balões e A Grande Fita Americana. Cottinelli foi expoente de uma geração febril e talentosa que traçou a modernidade das artes gráficas portuguesas.

Fontes

O Pirilau que vendia balões e outras histórias de Cottinelli Telmo, Carlos Bandeiras Pinheiro e João Paulo Paiva Boléo, edição Bedeteca/Baleiazul, 1999

Dicionário dos Autores de banda desenhada e cartoon em Portugal, Leonardo de Sá e António Dias de Deus, Edições Época de Ouro, 1999

Filed under: Cottinelli Telmo,

One Response

  1. Vasco Rosa diz:

    Excelentes. Faz falta reorganizar devidamente todo este material antigo, muita vez disperso, mal sistematizado, etc. Há publicações de há vinte anos que foram razoavelmente postas em causa por estudos recentes sem que agora apareça uma nova síntese do estado das coisas. Ora sem esse degrau efectivo, volta-se por institnto a um ponto de referência que o deixou de ser.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Visitas

  • 373,446

Posts

%d bloggers like this: