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histórias da ilustração portuguesa

Folhas Caídas (III)

A Senhora da Conceição, Contos Tradicionais Portugueses, 1958

São 572 páginas de histórias de raíz popular para uma obra da época de ouro dos livros em fascículos colecionáveis, os anos cinquenta do século passado. Quando comparado com outras compilações do género como As Lendas de Portugal, que foi um verdadeiro quem é quem da ilustração editorial portuguesa, estes Contos Tradicionais Portugueses, publicados pelas Iniciativas Editoriais em 1958 têm apenas um autor para as suas 167 ilustrações. Maria Keil aplica aqui o seu apurado instinto de grafista, em composições simples de elementos soltos, que nada devendo à perspetiva, não desdenham da profundidade tridimensional, e se desdobram em  diferentes planos. A violência das forças da natureza e das paixões humanas neste mundo rural, medievo e supersticioso, está presente no traço duro e negro de Keil, quase esboçado, marcando rugas e dores, construindo sombras em feixes, expondo a fragilidade da carne perante desígnios fatalistas que ultrapassam a condição humana ou o triunfo de uma sabedoria milenar sobre as manhas do diabo. Sinal da apurada confeção gráfica deste género de obras, Keil dispõe de uma suplementar e patriótica bicromia que é muito mais que capricho decorativo dos fifties. O verde marinho e o vermelho coral modelam volumes, diferenciam tempos e espaços na narrativa ou são ainda sujeito da história como a chuva de raios que se abate sobre a multidão da história A Senhora da Conceição.

Fallen leaves III

These are 572 pages filled with stories rooted in folktales and belong to that golden era of books that came out in instalments in the 1950s. Unlike other compilations of its kind, such as As Lendas de Portugal [Legends of Portugal], which became a ‘Who’s Who’ of Portuguese editorial illustrators, just one person did all 167 illustrations for these Contos Tradicionais Portugueses [Traditional Portuguese Tales] that Iniciativas Editoriais published in 1958. Maria Keil here used her sophisticated graphic sense in simple compositions with loosely-drawn figures that owe nothing to perspective but still have three-dimensional depth and unfold on different planes. The violence of the forces of nature and human passions in this medieval and superstitious rural universe is felt in Keil’s hard black line, almost merely sketched in to mark wrinkles and pain while projecting shadows into beams of light, revealing both the fragility of the flesh when confronted by fateful determinations that overcome our human condition and the triumph of ancient wisdom over the devil’s wiles. As a sign of the graphic stylishness of this kind of work, Keil used an additional patriotically Portuguese two-colour scheme that is very much more than a decorative caprice of the 1950s. Sea green and coral red shape the volumes, differentiate times and places in the story and are also part of the story, such as in the one about thunderbolts raining down on the multitude in A Senhora da Conceição.

O grilo e o leão, Contos Tradicionais Portugueses, 1958

O cego e o moço, Contos Tradicionais Portugueses, 1958

O diabo e a sogra, Contos Tradicionais Portugueses, 1958

Os dez anõezinhos da tia verde-água, Contos Tradicionais Portugueses, 1958

As ilustrações foram restauradas digitalmente  The illustrations were digitally restored

Fontes Sources

Inconfundível Maria Keil, Fernando de Azevedo, in Histórias para gente e palmo e meio, catálogo, CML, 2001

A praça é uma sala com árvores, João Paulo Cotrim, in Maria Keil, catálogo, Câmara Municipal do Barreiro/VerPraLer, 2007

Filed under: Maria Keil,

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